top of page

Ficha catalográfica, o que é?

  • Foto do escritor: lmnormalizacao
    lmnormalizacao
  • 25 de dez. de 2020
  • 4 min de leitura

A Ficha catalográfica deve ser feita sempre de acordo com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, que define ser necessário uma ficha para cada livro ou documento.


Ela deverá ser confeccionada com a margem esquerda em parágrafos preestabelecidos e a direita em parágrafos livres. A fonte utilizada é Times New Roman ou Arial, fontes padrão das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. O tamanho é 12, o espaçamento é simples. O tamanho da ficha catalográfica também segue restritas as normas em relação ao tamanho: 7,5 centímetros x 12,5 centímetros. Quando houver muitas informações, de forma que este espaço torne-se insuficiente, é recomendado pela ABNT que seja diminuído para 10 o tamanho da letra.


O número de classificação deve estar disposto na folha à direita, no final da ficha. O cutter (tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra literária e é utilizada para classificar livros em bibliotecas) por sua vez, virá localizado a 1 cm da margem esquerda e o autor, logo em seguida a 2 cm.


A ficha catalográfica do TCC sempre estará localizada no verso da folha de rosto, com texto centralizado e disposto na metade inferior da página. A Ficha Catalográfica, também chamada de “ficha de catalogação na publicação” é um componente obrigatório na editoração de livros. Está lá, no parágrafo sexto da Lei do Livro, a Lei nº. 10.753/2003, que fala também da obrigatoriedade do Número Internacional Padronizado, o famoso ISBN


Sempre é importante lembrar que confeccionar a Ficha Catalográfica é uma função dos bibliotecários, também geralmente exercida por instituições como a Câmara Brasileira do Livro.


Uma curiosidade é que a procura por bibliotecários capacitados para elaborar fichas catalográficas cresceu enormemente no Brasil. As regras para elaboração da Ficha catalográfica, são bastante minuciosas e específicas, portanto, explicaremos item por item:

  • AUTORIA: Para escrever a autoria, faça nesta sequência: último sobrenome do autor, vírgula, espaço e encerrando com o nome e o prenome sem ponto. Exemplo:

Azevedo, Cláudia Malvina, 1980- A994

A origem e a evolução da alta costura / Cláudia Malvina Azevedo. – 2006.

  • TÍTULO E IMPRENTA: transcreve-se na totalidade, na direção da quarta letra após o sobrenome do autor da obra. Caso haja subtítulos, este precisa vir invariavelmente após o título, precedido por dois pontos. As informações complementares (caso haja) prosseguem na direção da primeira letra do sobrenome do autor. Após o título faça na seguinte ordem: espaço, barra (/), espaço, nome do autor em ordem direta, ponto, travessão (-), espaço, a data do trabalho e ponto. Exemplo:

A474i Alves, Ricardo de Carvalho Moura

O impacto emocional de um diagnóstico de Parkinson /

Ricardo de Carvalho Moura Alves. − 2009.

197 f. : il.

  • DESCRIÇÃO FÍSICA: inicia na quarta letra do sobrenome do autor. Esta parte da ficha catalográfica traz os dados complementares que visam descrever o trabalho apresentando o número total de páginas e ilustrações (quando houver).

O número de folhas deve ser feito em algarismos arábicos, seguido de espaço, a letra f (minúscula, representando a palavra folha), ponto, espaço, dois pontos, e a abreviação il (representando a palavra inclui – para o caso de haver tabelas e figuras), seguida por ponto. Exemplo: 85 f. : il.

  • NOTAS: você deverá pular uma linha e iniciar na quarta letra do sobrenome do autor. Escreva na nota a palavra Monografia, Dissertação ou Tese, para identificar o tipo do trabalho que se refere, para após, entre parênteses informar qual o título objetivado com o trabalho, seguido por espaço, hífen (-), novamente espaço e o nome da instituição formadora seguido por vírgula (,), espaço, nome do departamento (quando se fizer necessário), vírgula novamente, espaço, constar o local (quando for o caso), vírgula, a data em que a defesa foi apresentada e ponto. O nome do orientador deverá ser informado em ordem direta, na seguinte ordem: orientação, dois pontos (:), espaço, partindo da quarta letra do sobrenome do autor. Exemplo:

Tese (Doutorado em Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2008.


Orientação: Prof. Dr. Luiz Antônio Alves.


  • PISTA: Precisa indicar os assuntos e/ou descritores invariavelmente precedidos por algarismos arábicos. Deve iniciar na quarta letra, seguindo esta sequência: numeral, ponto e após o espaço. Lembre-se de anexar as outras informações relevantes precedidas pelos algarismos romanos. Sempre seguirá nesta ordem: assunto geral, assunto específico, título. Exemplo:

1. Síndrome do pânico. 2. Psicologia. 3. Saúde mental. I. Título.


Vale lembrar que as informações para se elaborar fichas catalográficas para livros, e demais documentos, tem suas regras que seguimos de acordo com o AACR2 - Código de Catalogação Anglo-Americano que é um compêndio de regras para a criação de descrições bibliográficas e para a escolha, a construção e a atribuição dos pontos de acesso (cabeçalhos) representando pessoas, localizações geográficas e entidades coletivas, além de títulos uniformes representando obras e expressões. A mencionada obra foi publicada em dois volumes, contendo o primeiro a Parte I do AACR2, relativa à Descrição, além dos Apêndices A à D e do índice correspondente ao texto. O segundo volume compreenderá a Parte II dessas regras, como: Cabeçalhos, Títulos Uniformes e Remissivas, cujos capítulos, já traduzidos, devem sofrer acurada revisão. A segunda edição do Código, também contém um capítulo especial sobre nomes geográficos, em que estes nomes apresentam um problema independente. Portanto, isso é uma das partes do conteúdo do AACR2, que compreende estrutura, regras gerais impressas e Apêndices. E que ao longo do tempo, vem contribuindo efetivamente para a conscientização dos especialistas em Catalogação desse processo técnico no Brasil.



ree


Comentários


whatsapp.png
  • Leticia Melo Normaliza
  • Leticia Melo Normaliza

"Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de Bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana.”

Site Desenvolvido por Leonnell Software

© 2023 Todos os direitos reservados para

Letícia Melo - Normaliza Consultoria Acadêmica

CNPJ: 42.725.276/0001-87

bottom of page